, ,

Faça seu próprio Danbo!

Compartilhar
Você  já deve ter se deparado com imagens deste simpático robô de papelão!

Ele apareceu pela primeira vez no capítulo 28 do mangá Yotsuba &! de Kiyohiko Azuma. Nesta edição, a personagem principal Yotsuba Koiwai confunde seu amigo Miura Hayasaka, vestido como robô para uma feira de ciências,  com um robô real. Quando Yotsuba pergunta ao robô seu nome, Miura para não estragar a felicidade de sua amiga, diz se chamar "Danbo", uma brincadeira com a palavra japonesa para papelão dobrado (danboru).

Em dezembro de 2007 a fabricante japonesa de brinquedos Kayodo começou a vender brinquedos Danbo e entre 2007 e 2012 outra fabricante, a Revoltech, começou a vender várias versões, com os logos da Amazon e da 7-11.

O sucesso e a consequente popularidade global do pequeno robô de papelão começou em 2009, quando vários usuários do Flickr começaram a fazer ensaios dos seus bonecos Danbo em situações do dia-a-dia. Daí para o Facebook, deviantArt e etc... foi um passo.

Clique nas imagens acima para ver ampliado!

Instruções para montagem:

Passo 1: Corte as partes 16 e cole. Estas são as bases do braço.

Passo 2: Corte a parte 03 e dobre nas linhas. E cole os lados ao lado da base do braço do passo 1. Repita para o outro braço.

Passo 3: Corte a parte 06 e dobre os "dentes" e a aba branca. Cole a aba branca com a outra extremidade do mesmo papel. Assim você terá uma espécie de anel. Coloque cola sobre os "dentes" e cole a parte 07 nele. Faça o mesmo para o outro lado do mesmo anel. Você terá então dois cilindros pequenos. Em seguida, corte a parte 09 e cole junto. Agora coloque o cilindro que você fez antes, em 09, ele deverá se encaixar bem. Enrole a maior parte da 09 que você não colou ainda, em torno do cilindro e cole no final do mesmo. O cilindro deve ser capaz de se mover se você rolá-lo. Esta é a articulação do braço.

Passo 4: Monte a base do braço com a articulação do braço, colando os dois lados do cilindro em 3.

Passo 5: Recorte o círculo (em 08) e corte o 10. No círculo 10 você verá uma cruz, siga a cruz com um estilete, assim você terá quatro abas. Dobre as abas para cima, de modo que o papel branco fique visível. Coloque 10 sob o buraco que você cortou em 08 sem o uso de cola. Coloque cola nas abas brancas e depois cole o 11 nele. Faça a mesma coisa com os outros dois furos no corpo. Desta vez, com 18 e 19. Em seguida, cole o corpo junto.

Passo 6: Cole os braços nas laterais do corpo. Os braços devem ser capazes de se virar e ir para cima e para baixo agora.

Passo 7: Faça dois cilindros novamente, mas desta vez com as partes 14 e 15. Também corte a parte 13. Faça o mesmo que no passo 3. Mas, desta vez, você tem que colocar nos dois cilindros.

Passo 8: Corte as partes 12 e dobre ambas. Cole cada uma sobre os lados dos cilindros do Passo 7.

Passo 9: Cole o que você fez no passo 8 na parte superior do corpo.

Passo 10: Corte 04 e 01 fora. Recorte os olhos em 01 e 04.

Passo 11: Cole a cabeça na parte superior do conjunto de cabeça. (que você fez no passo 9). A cabeça deve ser capaz de se virar e ir para cima e para baixo agora.

Passo 12: Corte 02 e cole, deixando a parte longa.

Passo 13: Corte 17 e 05 e faça o cilindro. Coloque o cilindro sobre o que você fez no passo 12 e cole na parte longa. Certifique-se que o cilindro pode rolar. Agora você tem os pés.

Passo 14: Por último cole os dois lados do cilindro nos pés e anexe ao corpo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

 

Parceiros: