, ,

Studio Seasons

Compartilhar


Um estúdio de mangá brasileiro!


Há uns anos atrás, fiquei sabendo de um mangá chamado Zucker, vi a arte e fiquei apaixonada! Porém não o encontrei para vender... Conheci a história e fiquei sabendo que era feito por um estúdio de mangá brasileiro. Achei o máximo!

Esse ano, durante o Anime Friends, finalmente comprei o mangá Zucker e conhecemos um pouco mais sobre o trabalho do Studio Seasons. Durante o evento, as três amigas fundadoras do estúdio estavam fazendo o lançamento de Helena, o seu mais recente projeto, que é baseado na obra homônima de Machado de Assis.
Elas nos concederam essa entrevista, falando um pouco mais sobre o seu trabalho e projetos futuros.


Taís/Tonikaku: Como vocês se conheceram? Como foi o começo do Studio Seasons?

Studio Seasons: Nós nos conhecemos em eventos organizados pela Abrademi, nos anos 90. O Studio Seasons foi lançado oficialmente em 1996. A estrutura do estúdio continua sendo praticamente a mesma: nós trabalhamos separadamente em nossas casas e nos reunimos de tempos em tempos, mantendo o contato virtual constantemente.


Taís/Tonikaku: Vemos que cada uma possui traços diferentes. Quais são as inspirações artísticas de cada uma? Citem os seus animes e mangás preferidos.

Studio Seasons: Nós observamos mais material impresso. Não costumamos usar muito anime como base para fazer mangá pelo uso diferenciado de técnicas. Temos alguns autores que costumamos estudar, embora, no final, você sempre tenha de desenvolver seu próprio estilo.

Montserrat: gosto de alguns trabalhos da Clamp, Kaoru Mori, Range Murata e Shiina You, entre vários outros.

Sylvia: alguns dos meus autores favoritos são Kaoru Mori, Hiromu Arakawa e Daisuke Moriyama. Atualmente, não tenho tido tempo para assistir animes, mas sempre que posso, amo assitir Gintama!

Simone: gosto muito de mangás com arte bem detalhada como Kokou no Hito, Otoyomegatari, Emma, Long, Akira. Autores que me inspiram: Shinichi Sakamoto, Motoka Murakami, Kaoru Mori. E quanto a animes, bem, faz tempo que não os vejo...


Taís/Tonikaku: Mangás e light novels brasileiros são poucos quando comparados com os internacionais. Na opinião de vocês, qual o grau de dificuldade de produzir e publicar mangás no Brasil? Se as editoras buscassem mais os artistas brasileiros, vocês acham que a aceitação seria maior por parte do público? Ou ainda há certa resistência ao que é nacional? 

Studio Seasons:  São vários aspectos diferentes. É preciso haver mais investimento no material e nos autores, mas também é preciso aperfeiçoamento destes. Por outro lado, o custo de manter o mercado é alto e aí entra uma necessidade de maior consumo do produto. Não existe consumo expressivo o bastante para manter um mercado maior, no momento. Falta divulgação e qualificação, basicamente. O leitor brasileiro ainda não absorveu bem o conceito de algo feito aqui. Há bastante receio quanto a tudo que é produzido no Brasil.


Taís/Tonikaku: Em uma entrevista recente que fizemos com a mangaká Jamie Lynn Lano, soubemos que a rotina de trabalho nos estúdios japoneses é bem puxada e rígida. Falem um pouco sobre o processo de criação dentro do estúdio. Vocês trabalham conjuntamente? 

Studio Seasons: Nós não temos um estúdio físico. Montserrat produz os roteiros e, depois ela, Simone e Sylvia discutem os detalhes e trabalham, separadamente, cada projeto que pegam para produzir. Às vezes, podem auxiliar umas as outras em etapas de pesquisa e acabamento. Hoje, fazemos quase tudo virtualmente. Nossa rotina não é como a japonesa porque não temos suporte editorial como há no Japão. Produzimos o material todo e entregamos para a editora. Só aí ocorre o pagamento. Durante o processo, nós nos sustentamos com outras atividades, por isso temos de intercalar outras profissões com nossos projetos.


Taís/Tonikaku: As novas tecnologias, que surgem a cada dia, facilitam o trabalho ou vocês preferem a arte tradicional? Quais as ferramentas que vocês utilizam?

Studio Seasons: Nós começamos com arte tradicional, mas hoje em dia fazemos praticamente tudo no computador, porque otimiza nosso tempo de produção, fora que temos a facilidade de interagir com as integrantes pela internet. Usamos vários programas como Photoshop, Manga Studio, Corel Painter, SAI, Indesign, entre outros.
 

Taís/Tonikaku: Vocês sempre estão presentes nos eventos voltados aos mangás e quadrinhos em geral? Como é a interação com os leitores nessas ocasiões?

Studio Seasons: Geralmente, nós só vamos a eventos onde participamos ativamente, como lançamentos ou palestras. Já fomos mais como visitantes, mas nosso tempo limitado não nos permite ir a todos só para circular. Há muito trabalho a ser feito. Os leitores interagem bem conosco, em geral, pedem autógrafos, fazem perguntas, querem saber como fazemos as coisas. É sempre positivo.


Taís/Tonikaku: O mangá Helena é uma adaptação do livro homônimo de Machado de Assis. Falem um pouco de como foi ter feito esse projeto. Se tivessem a oportunidade de adaptar qualquer livro da literatura mundial, qual seria?

Studio Seasons: Foi um projeto encomendado pela editora NewPOP, mas desde o início tivemos total liberdade para selecionar o autor e o título. Machado nos pareceu uma ótima opção e queríamos fazer algo não tão adaptado entre as obra dele, por isso nossa escolha recaiu sobre Helena. Houve todo um processo de leitura da obra, pesquisa em outros livros técnicos para fazer o roteiro e depois uma segunda etapa de pesquisa visual e de costumes. Queríamos algo bem fluído como geralmente são as adaptações literárias do Japão e sem trechos do livro transcrito, como se faz aqui. Conseguimos atingir esse objetivo. Nós pretendemos adaptar outra obra, futuramente, mas ainda não vamos falar sobre isso. Só podemos dizer que dessa vez é um título estrangeiro e é ficção científica. Fica aí, o suspense. ^__^


Taís/Tonikaku:  Quais são os projetos futuros do Studio Seasons?

Studio Seasons: Este ano, nós lançaremos o nosso Guia de Produção de Mangá que é um livro técnico. A partir daí, estaremos no processo de produção de “Oiran” e “Sete Dias em Alesh”, duas obras autorais nossas. Nosso site também receberá material novo, como a light novel “Zona Quantum” que poderá ser acessado juntamente com outros títulos que já temos lá.


Taís/Tonikaku: Muitos desenhistas têm interesse em trabalhar nessa área, mas não fazem idéia de como dar os seus primeiros passos. Quais as dicas que vocês dariam para essas pessoas?


Studio Seasons: Estudar é o primeiro de tudo. Editores apostam em projetos definidos, boas histórias, material bem desenhado e profissionais maduros. Não é só o título que é avaliado por um editor, mas a postura do autor: se estiver comprometido e tiver alguma noção do que está fazendo realmente, além de publicar só por publicar, tem muito mais chances de conseguir um espaço.


Agradecemos às integrantes do Studio Seasons por nos dar essa entrevista e nos falar um pouquinho sobre o trabalho do estúdio! Se vocês quiserem saber mais sobre o Studio Seasons, acessem http://www.studio.seasons.nom.br/ ou curtam a fanpage https://www.facebook.com/studioseasons ^^

0 comentários:

Postar um comentário

 

 

Parceiros: