,

Tipo Sangüíneo: por que falam tanto disso nos animes e mangás?

Compartilhar

Tipo sangüíneo: você sabe o seu? (Só para constar, o meu é AB! Uh!!! \o/)


No Japão existe a crença - A Teoria da Personalidade Sangüínea ou Ketsueki Gata Uranai -  de que o tipo sangüíneo influencia a personalidade do indivíduo, podendo ter implicações na vida, no trabalho e no amor. Este fenômeno é tão popular quanto a astrologia - horóscopos, manja?. Esta crença teve início nos anos de 1930, quando Furukawa Takeji (1891-1940), após longa observação propôs a relação entre o tipo sanguíneo e a personalidade.


O negócio lá é tão disseminado que existem empresas que montam suas equipes considerando o tipo sanguíneo das pessoas, com a intenção de garantir um ambiente harmonioso no trabalho. Uma indústria se criou com base na teoria de Furukawa: prá se ter uma idéia, é possível comprar desde chiclete, refrigerantes a calendários para o seu tipo sanguíneo.


Conforme definido nos livros, as pessoas do tipo A são sensíveis e perfeccionistas, mas extremamente ansiosas. O tipo B tem pessoas alegres, mas excêntricas e egoístas. Os do tipo O são curiosos, generosos e teimosos. Já os AB são artísticos, misteriosos e imprevisíveis.
Pesquisando a fundo, cheguei às seguintes informações:

O tipo A

38% dos japoneses; 39% dos brasileiros
Reservado, discreto, cauteloso e indeciso. São calmos, pacientes, sensíveis, responsáveis, confiáveis, tímidos, teimosos e incapazes de relaxar. São uma bola de nervos, apesar da aparência calma, pois são perfeccionistas e sempre estabelecem altos padrões a serem alcançados. No trabalho, é metódico e persistente, gosta de ordem e é perfeccionista. É o tipo racional. Organizado.

Gosta de ter seu espaço e não gosta de ver esse espaço invadido. Não acredita que as outras pessoas não se importem com a desordem, por exemplo, de uma mesa durante o jantar. É o tipo que lava os pratos e guarda tudo, não porque tem que fazer isso, mas porque se não fizer fica com aquela sensação desagradável. Quando conversa com alguém, sempre tenta passar uma boa impressão e fica pensando no que os outros vão pensar dele. Gosta de agradar e é um bom anfitrião. Respeita todas as regras, mesmo sem saber o motivo. Não costuma passar seus sentimentos de forma direta.

Ao ser questionado, usa uma parte do cérebro que corresponde à formação de frases. Ou seja, está criando mais perguntas antes de responder à primeira. Por exemplo, um entrevistado, ao começar, ao começar as perguntas básicas, como nome e idade, já começou a usar sua parte especifica do cérebro. Ao fim da entrevista, perguntado sobre o que pensou no inicio, respondeu que ficou pensando se as respostas influenciariam no resultado, se o tom de voz implicaria em algo, etc.

O mangaká do tipo A costuma trabalhar bem a Fanservice, como nas cenas de transformação da Sailor Moon. Praticamente todo o elenco de Evangelion é do tipo A, de Shinji a Gendoh. Mas tem dificuldades em lidar com sentimentos, muitas vezes, fazendo confusão com seus personagens.
Naoko Takeuchi (Sailor Moon) – Rumiko Takahashi (Ramna ½, Inu-Yasha) – Takao Saito (Golgo 13) – Tatsuya Egawa (Golden Boy) – Masami Kurumada (CDZ) – Hideaki Anno e Yoshiyuki Sadamoto (Evangelion) são do tipo A.

Famosos: Britney Spears, Adolf Hitler, Ayumi Hamasaki e Hello Kitty.

O tipo B

22% dos japoneses; 10% dos brasileiros
Demonstra o que sente, é sensível, mas detesta romantismo exagerado. É pouco convencional e muito criativo, honesto e perseverante. Tem pouca diplomacia e habilidade para delegar. Orientado a objetivos e com um gênio forte, o tipo B inicia uma tarefa e a continua até terminar, e terminar bem. O tipo B é pensador, otimista, forte, criativo, flexível, aventureiro, imprevisível e individualista. Costumam criar seu próprio caminho na vida, criar suas próprias regras. Por vezes, pode ser sério e frio.
Egoísta por natureza, mesmo que sem maldade ou intenção. Gosta muito de si mesmo e de seu próprio ideal. Não se importa em viver em um ambiente desorganizado, principalmente porque acredita que essa é a sua forma de Ordem. Mas em toda essa desordem e caos está um líder sem igual.

Decidido, não muda de Opinião e se esforça ao máximo, de todas as formas, para conquistar seu ideal e se acreditar que é algo certo, Apesar disso, é considerado um tipo difícil, por sua personalidade forte e inadaptável. Seu jeito direto e decidido pode ser um charme, mas, em geral, o tipo B não costuma se interessar em sentimentos e se enjoa rápido. Se apaixona num dia e no outro já mudou de opinião. Segue seu ritmo. Não liga para regras.

Em entrevista, o tipo B se mostrou bem sincero, respondendo rápido e claramente as perguntas, sem nem pensar o motivo ou o que pensam sobre ele.

O ritmo das historias é muito próprio nos mangás do tipo B. O sentimento não é exatamente o ponto focal das tramas e, em geral, nunca há um mal absoluto ou grande rival.

Gosho Aoyama (Detective Conan), Masami Yuki (Patlabor), Yoshito Usui(Crayon Shinchan), Leiji Matsumoto (Yamato – Patrulha estrelar), Ken Akamatsu (Love Hina) são todos do Tipo B.

Famosos: Jack Nicholson, Akira Kurosawa, Leonardo Di Caprio e Paul McCartney.

O tipo AB (Ei, sou eu! xD)

9% dos japoneses; 3% dos brasileiros
Mistura as características dos tipos A e B. Às vezes parece ter dupla personalidade e muda de opinião de uma hora pra outra. É racional ao extremo, crítico e percebe bem o caráter das pessoas (CERTAMENTE! o.O). Ótimo estrategista. O tipo AB se divide nos traços de personalidade dos grupos de sangue. Podem ter características de extroversão, confiança e timidez. Eles são confiáveis, legais, sociáveis, populares, críticos, indecisos, bem equilibrados, possuem visão clara e lógica e gostam de ajudar os outros.
Pode fazer coisas que, para os outros, pode parecer sem sentido, simplesmente porque mudou a área que usa do cérebro (às vezes usa A, às vezes B. Um confusão!). Mas, pelo contrario, pode ser muito adaptável, porque seu cérebro esta 100% ativo e incansável. Costuma ter idéias e fazer coisas que as outras pessoas nem imaginam. É a personalidade mais completa, mas, ao mesmo tempo, mais confusa. O tipo AB costuma sempre parecer sorridente. São sensíveis e carinhosos, porém, muitas vezes, isso é só imagem.

Se distancia de provas de força (hahaha SIM! ;P). Em entrevista, o tipo AB se mostrou disperso. Uma pergunta podia culminar numa longa resposta (ihhh... senta que lá vem história u.u), muito provavelmente saindo do assunto. Também mostrou que não costuma dar respostas óbvias, muitas vezes saindo com idéias criativas.

Os mangás do tipo AB costumam dar espaço para os mais variados tipos de personagens, sem ofuscar nenhum. Também da muito valor aos povos diversos, como a equipe internacional de Cyborg 009, liderada por um japonês, mas sem tirar a importância de personagens russos, franceses, africanos; ou um de Rosa de Versalhes, passado na França…

Death Note se encaixa perfeitamente nessa classe, os que já leram ou assistiram com certeza vão encontrar todos os pontos característicos, Takeshi Obata sendo AB, colocou muito do seu tipo sanguíneo em sua história. Raito, mesmo sendo do Tipo A, tem a persistência e o egoísmo do tipo B, e mesmo sendo um Pseudo Vilão, sempre teve um carisma muito grande entre os Fãs da série.

Também não podemos esquecer que o AB tem idéias que os outros não costumam ter, sejam elas geniais ou simplesmente estranhas. São poucos os mangákas do tipo AB, mas a maioria costuma se destacar.

Takeshi Obata (Death Note), Shotaro Ishinomori (Cyborg 009), Mitsuru Adachi ( Touch – H2), Riyoko Ikeda (Rosa de Versalhes), Yoshiyuki Tomino (Gundam), Monkey Punch (Lupin 3rd) são do tipo AB.

Famosos: Jackie Chan, Marilyn Monroe, Mick Jagger e Lara Croft.

O tipo O

31% dos japoneses; 48% dos brasileiros
Calmo e paciente, sabe como controlar suas emoções. É determinado e autoconfiante. O poder o atrai e ele não se intimida em lutar para conquistá-lo. Competitivo, sabe liderar e fica à vontade no papel de chefe.As pessoas que possuem sangue do tipo O são extrovertidas e muito sociais. Têm iniciativa, porém nem sempre finalizam o que começaram. Criativos, confiantes, decididos e populares, eles adoram ser o centro das atenções. Criam tendências, são leais, independentes e ambiciosos.
É o tipo que mais da certo com o tipo B, porque precisa de alguém que o puxe pelo braço e tome decisões rápidas. Mas, pelo contrario, não é um fraco. Costuma ter uma vitalidade invejável. E após definir um objetivo, não retrai. Mostra seus sentimentos de forma direta. Sabe se aproveitar do que tem e fica bem na sombra dos outros. É bem volúvel e pode se deixar levar fácil, mas, se for convencido é o tipo mais fiel. Pode não gostar de aparecer muito, mas para apoiar os outros, é o tipo mais certo.

Também é muito realista, apesar de também ser romântico. Sua personalidade não é muito visível á primeira vista, porque, em geral, costuma se adaptar as pessoas próximas. Tem aversão por testes de inteligência, não por ser burro e sim por não gostar de ser testado. Faz amizades com facilidade e tenta manter todos por perto. Em entrevista, demorou em responder, más é muito objetivo.

O mangá do tipo O é o que mais se adapta ao lema da Shonen Jump. Esforço – Amizade – Vitória. São mangás onde a energia transborda em todas as paginas. Os personagens são definidos e tem sentimentos claros. A historia segue linear e definida, a um objetivo. E esse objetivo é alcançado.

Suzue Miuchi (Garasu no Kamen), Tsukasa Hojo (City Hunter), Tetsuya Chiba (Ashita no Joe), Hayao Miyazaki (A viagem de Chihiro) e Go Nagai (Mazinger Z – Devilman) são do tipo O.

Famosos: Ken Watanabe, rainha Elizabeth 2ª, John Lennon e Elvis Presley.


Bom, e aí? Vamos nos tipar? ;D
Se doar sangue, a tipagem sai de graça :) Você ajuda a salvar uma vida e ainda recebe várias informações e testes que eles fazem! \o/

0 comentários:

Postar um comentário

 

 

Parceiros: