, ,

Shodô: saiba sobre a profissão de Handa-sensei de Barakamon!

Compartilhar

Assistimos Barakamon esses dias. Anime extremamente divertido, com personagens carismáticos e trama que prende a atenção do espectador, ele foi baseado numa série de mangá de Satsuki Yoshino que começou a ser serializada em 2009. O anime conta com 12 episódios.

A história gira em torno de um calígrafo profissional, chamado Seishu Handa, em busca do seu traço, daquilo que o diferencie dos demais calígrafos, pois durante a última exposição da qual participou, o curador da mesma criticou seu trabalho, dizendo não passar de uma cópia que não expressava sentimento algum. Handa, então, se enfurece e dá um soco no rosto do curador (um senhor bem velho, de bengala...). Então, para "fugir" um pouco de cena, ele vai para uma ilha, onde começa a ver a vida por outro lado, com a ajuda dos habitantes alegres, e um pouco excêntricos, do lugar.


Eu sempre tive muita curiosidade sobre essa tradição da caligrafia japonesa. E, agora, você também entenderá o motivo que faz os japoneses a respeitarem tanto! :)


Os caracteres (kanjis) são originários da China e foram introduzidos no Japão no final da dinastia Han, mas como pouquíssimas pessoas sabiam escrever, eles só foram mais fortemente difundidos no século VI. Os caracteres foram utilizados com o mesmo significado dos originais até o período Heian (794 a 1192), quando é criado o Hiragana para ser utilizado juntamente com o kanji.
O engraçado é que foi justamente por causa do Shodo que o Hiragana foi criado: os kanjis deformados pelo artista originaram formas mais arredondadas e simples, que inspiraram a criação dessa nova maneira de escrita. Como o Hiragana é fonético, tem quantidade bem inferior aos kanjis, que possuem significados próprios. Só para ter uma idéia, existem mais de 10.000 kanjis em uso no Japão, porém, apenas metade disso é utilizado, no máximo.

A caligrafia tradicional japonesa se chama Shodô, que, em tradução literal, quer dizer Caminho da Escritura.
Sendo uma arte muito difícil de aperfeiçoar, ela é produzida com tinta preta à base de carvão, chamada sumi, pincel, suzuri (tinteiro), bunchin (peso de papel) e washi (papel de arroz). O interessante é que sendo uma tinta à base de carvão, o sumi é encontrado na forma sólida também, e é normalmente esse tipo que é o recomendado na arte tradicional, pois a preparação da mesma é vista como um momento de concentração, onde o artista busca a inspiração para compor sua arte.



A caligrafia é considerada uma metáfora da vida, pois não há retoques, esboços e correções, então, baseia-se propriamente no estado de espírito do praticante.  

O valor do Shodo está no tempo que o artista levou para desenvolver a arte, achando um traço que fale por si, o que é justamente o que o protagonista de Barakamon, o jovem sensei de 23 anos, estava buscando quando foi para a ilha.

0 comentários:

Postar um comentário

 

 

Parceiros: