,

Maria, a Virgem! A santa? Não, a Bruxa!

Compartilhar

Junketsu no Maria / Maria the Virgin Witch


Começamos a assistir Junketsu no Maria (em tradução literal Maria, a Bruxa Virgem). Durante a Guerra dos Cem Anos (uma guerra entre França e Inglaterra, que ocorreu entre 1337 e 1453 - sim, ela durou mais que 100 anos :P), uma bruxa extremamente poderosa - que odiava guerras - se intrometia em diversas batalhas a fim de pôr um fim nas mesmas. Ela possui um succubus (Artemis) e um incubus (Priapos) - Já explico! :D

Maria, então, chama a atenção dos céus e recebe uma advertência: o Arcanjo Miguel diz que ela não pode usar sua magia na frente de pessoas e que quando Maria perder a virgindade, perderá todos os seus poderes. O arcanjo deixa um anjo (Ezekiel) com Maria, a fim de observá-la e ter certeza que ela não usará magia em público - o que realmente não funciona.

No anime, vemos vários elementos dessa época histórica - alguns um tanto quanto estranhos - e, por isso, decidimos dar uma estudada. ;D

Mas quem eram as bruxas?
Na real, qualquer mulher que fosse meio a frente de seu tempo, questionadora e que usasse roupas fora dos padrões "de decência" já estava quase cotada para ser bruxa. Elas eram acusadas de fazer feitiços e usarem poderes sobrenaturais obtidos por meio de pactos com forças obscuras. Elas foram implacavelmente perseguidas durante a inquisição e eram levadas à fogueira!

Um dos métodos bizarros utilizados pelos inquisidores para identificar uma bruxa consistia na comparação do peso da mesma ao de uma Bíblia gigante (então, se você fosse magrinha, danou-se, bruxa!), diziam que as bruxas adquiriam uma leveza sobrenatural. 
Os gatos pretos estão associados às bruxas pois acreditavam que os espíritos guardiões delas habitavam o corpo de um animal. Tais espíritos são chamados também de familiares.

Para fazer o "diagnóstico" das bruxas era utilizado um livro chamado Malleus Maleficarum (O Martelo das Bruxas, em português), dividido em três partes: a primeira ensinava os juízes a reconhecerem as bruxas em seus disfarces e atitudes, a segunda expunha todos os tipos de malefícios e a terceira regrava as formalidades para agir "legalmente" contra as bruxas, mostrando como fazer todos os procedimentos desde o processo até a condenação. 

Vindo de uma época onde até os animais eram julgados por seus crimes, não me choca. Porcos, bois e outros foram condenados à morte caso matassem alguém, e, ainda por cima, não se comia de sua carne, pois era impura. Houve um caso (o mais estranho que li) em que toupeiras foram excomungadas, na Itália.


Voltando às bruxas, no anime Maria é acompanhada de um incubus e um succubus. Mas afinal, o que são?

Succubus é um demônio com forma feminina capaz de entrar nos sonhos dos homens (especialmente monges) a fim de ter uma relação sexual para lhes roubar energia vital, o que pode levar o homem à fraqueza extrema ou até mesmo à morte. Já o incubus é a contraparte masculina, que faz a mesma coisa com as mulheres, porém, pode engravidá-las, gerando crianças supostamente mais suscetíveis às influências dos demônios.


Numa época onde a religião única e oficial na Europa era a Católica, toda e qualquer opinião e posição contrária aos dogmas, era considerada heresia e as pessoas eram perseguidas e severamente punidas. Por isso, vemos tantas pessoas no anime sendo extremamente religiosas.

Será que Maria escapará da loucura da Igreja, perderá seus poderes em algum momento de fraqueza? Continuaremos acompanhando :D

0 comentários:

Postar um comentário

 

 

Parceiros: