, ,

Tutorial #03: Como fazer bootcovers?

Compartilhar
Para quem faz cosplay, um dos grandes desafios é achar o sapato certo!

Então você faz cosplay e está muito feliz, quando, de repente, se apaixona por um personagem e diz: será meu próximo projeto!
Só que aí você olha pros pés da criatura e pensa "Ih...Como vou fazer esse sapato!?"

Eu sofri (e ainda sofro) desse mal. Percorri inúmeros brechós, percorri internet e muitas lojas atrás de um sapato "parecido", mas sempre esbarrei ou na falta dele ou nos preços abusivos que fazem o bolso chorar T-T Sério... Por que os brechós aqui são tão caros???

Bom, dai um belo dia pensei: e se eu fizesse só a capa (bootcover)? Seria bem mais fácil, certo? 
Por um lado, sim! É BEM MAIS FÁCIL!!! Mas até aprender a fazer um que ficasse bonitinho foram muitas tentativas fracassadas :P

Certo, mas como fazer?
Vamos às dicas!

Primeiro, escolha um tecido que estica. Pronto. É a única dica xD hahaha
Brincadeira. Tem outra também: use sempre ou o ponto zig-zag ou o reto (menor que tiver). Eu prefiro o zig-zag; o reto, às vezes, descostura...

Como eu faço (no caso, a bota que fiz para a Canário Negro):

1º Passo - Coloque o sapato que você usará no dia.

2º Passo - (como possivelmente será a primeira vez que você fará) Pegue um jornal e desenhe o contorno da sua perna com o sapato, deixando o salto - se tiver - de fora. Dependendo da elasticidade do tecido, tem que deixar uma "sobra" quando desenhar, afinal, tudo vai ser costurado. SE o tecido for daqueles que esticam absurdamente, pode deixar essa sobra menor. Pode só desenhar um lado, pois você vai poder utilizar o mesmo molde para os quatro lados.
***Lembre-se de SEMPRE verificar a orientação do tecido (ver prá onde ele estica) - ele deve esticar para os LADOS.


3º Passo -
(Essa parte muita gente não faz, mas eu acho que deixa mais bonito xD) Pise no jornal e desenhe a parte do "peito do pé", se tiver salto, ou a sola do sapato. Lembre-se: você tem dois pés, tem que desenhar duas vezes OU inverter o molde para cortar no tecido.


4º Passo - Passar tudo para o tecido. Pegue o molde da perna + sapato e desenhe-o no verso do tecido, duas vezes numa posição e duas vezes invertido. Aproveita para já desenhar a sola no tecido também. Para não se perder, escreva D (de direita) e E (de Esquerda) nas três partes referentes a cada bootcover. 

Vai ficar mais ou menos assim:

5º Passo - Agora vem a parte divertida <3 Junte as duas partes da perna, cuidando para o lado bonito do tecido ficar para DENTRO, pois vamos costurar ao contrário, ok? :) Coloque quantos alfinetes você quiser e se sentir confiante, pois a primeira vez é sempre mais difícil...Verifique se cabe direitinho na perna com o sapato junto - só cuida prá não te espetar! <o> Costure os lados E a parte entre o salto e o peito do pé (para sapatos de salto), para os que não têm salto, só costure os lados. Conforme imagem:


6º Passo - Agora, que você já viu que coube, é hora de colocar a sola: alinhave, começando da ponta. Lembre-se que a sola é larga, então não tenha medo de seguir o contorno dela: se você desenhou a sola corretamente, vai dar certo :D Depois que alinhavar e TESTAR de novo, pode costurar, conforme as fotos:


7º Passo - Corte os tecidinhos que sobraram e as linhas que estão grandes, faça o acabamento no cano e o seu boot cover está pronto para usar <3

Ela ficou assim:

- Tem gente que, ainda, faz uma "capinha" pro salto. Eu nunca precisei fazer, mas a ideia é a mesma: desenhe o salto, alinhave ao resto da capa e está pronto :)
- Para sapatos: como o tecido não é muito resistente, pode colar um pedaço de EVA na parte de baixo: ajuda a não rasgar o tecido da sola e a não te deixar escorregar! :) Mas assim, é melhor colar com cola de contato, pois não solta, já que é elástica.

Depois disso, é só acrescentar os detalhes que faltam: fivelas, botões e etc :)


Acho que é isso! Espero que tenham gostado xD

0 comentários:

Postar um comentário

 

 

Parceiros: