, , ,

Que tal aprender a fazer sushi?

Compartilhar

Sonha em fazer aqueles bentôs lindos, de dar água na boca e dar de presente para o affair mas não sabe como preparar nem um SUSHI?! Seus problemas acabaram \o/

Vamos primeiro ao básico:
Tu sabe diferenciar essas delícias nipônicas? Os nomes são difíceis, mas depois a gente se acostuma e "até parece gente chique e culta" na frente dos outros :P

Sushi

Basicamente, o sushi pode ser definido como um bolinho de arroz coberto por peixes ou frutos do mar crus. Há, no entanto, vários tipos de sushis, que mudam de nome conforme a forma de preparo ou os ingredientes utilizados.

Hossomaki: é o comunzão! :] Alga por fora, arroz por dentro ;)

Niguiri: É um bolinho de arroz recobertos com fatias de peixes ou frutos do mar crus, sendo os mais comuns os de atum, camarão, enguia, lula, polvo, salmão e omelete;

Gunkan: Arroz enrolado por algas marinhas e recheado com peixe cru, frutos do mar, ovas de peixes ou legumes;

Uramaki: é um sushi ao contrário xD Neste tipo, o arroz recobre as algas, que, por sua vez, são recheadas com vários tipos de peixes, legumes e até frutas. No Brasil, a manga é utilizada na confecção deste tipo de sushi;

Temaki: é o que tem em todos os eventos de anime :P Aquele que, quando a gente se emociona no shoyu, faz uma lambança danada! São cones de algas recheados com arroz, peixe cru ou frutos do mar e legumes (a minha mãe chama isso de sorvete ¬¬");


Sashimi:

Fatias de peixe cru. Os japoneses comem alguns diferentes tipos de peixes crus. É óbvio que o peixe tem de estar o mais fresco possível.

Os mais populares tipos de sashimi são:
Maguro:atum;
Toro: atum gordo (parte nobre);
Ika: lula;
Tako: polvo;
Ebi: camarão (esse é uma delícia!!! ^^ Até o Câncer, espírito da Lucy de Fairy Tail, aprova xD Ele só fala "ebi"! ^^)
Saba: cavalinha (espécie de peixe);
Sake: salmão.

Tem gente que passa um pouco de wasabi, que é a "raiz forte", no sashimi. É um negócio verde que é ardido prá dedéu! Se tu gosta de grandes emoções, te joga! ;P

Bom, agora que tu já tá familiarizado, vamos à aula! :]

Sushi

O que vamos precisar?

- Alga (nori) - normalmente tem em supermercado
- arroz japonês - procura perto da alga, sempre tá junto.
- 4 colheres (sopa) de vinagre de arroz japonês
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1/2 colher (chá) de sal
- esteira para sushi (sudare ou makisu) - no super também xD
- salmão, cream cheese e cebolinha (nada de grandes emoções no primeiro, né? :))

Como fazer?

A primeira coisa, é preparar o arroz.
O arroz da comida japonesa, o gohan (hehe é sério), é um pouco mais "grudento" do que a gente está acostumado. Para chegar a esse nível, temos que fazer da seguinte forma:


Modo de preparo:

1. Coloque o arroz em uma peneira e mergulhe-o em uma tigela grande com água. Lave bem o arroz e descarte a água. Continue lavando e descartando a água até que esteja bem clara.

2. Coloque o arroz lavado em uma panela de fundo pesado com água. Cubra com uma tampa bem firme. Espere ferver em fogo médio. Resista à tentação de levantar a tampa; em vez disso, preste atenção ao barulho da fervura. Ajuste o fogo, se necessário, para evitar que a água ferva demais, e deixe cozinhar por mais 3-5 minutos.

3. Diminua o fogo ao máximo e cozinhe por mais 8-10 minutos, então retire a panela do fogo e espere 10 minutos.

4. Aqueça os ingredientes para a mistura de vinagre (vinagre de arroz, o açúcar e o sal) em uma panela que não seja de alumínio, mexendo até que o açúcar e o sal tenham se dissolvido. Não deixe ferver. Tire do fogo e reserve para esfriar.  Passe o arroz cozido para uma tigela de madeira previamente mergulhada em água ou para uma saladeira. Com uma espátula, coloque um pouco da mistura de vinagre sobre o arroz.

5. Espalhe o arroz uniformemente na tigela. Acrescente aos poucos um pouco mais da mistura de vinagre, fazendo cortes para embeber os grãos e separá-los.

6. Abane o arroz delicadamente para esfriá-lo. Continue a colocar a mistura de vinagre no arroz com a espátula até ele começar a ficar com aparência lustrosa e alcançar a temperatura ambiente.


Ufa!!!! :P
Juro que a parte difícil é essa! xD

Agora vem a parte que exige coordenação motora... T-T

1. Corte a folha de nori ao meio seguindo as linhas horizontais. Coloque a folha de nori (com o lado áspero para cima) em cima da esteirinha.
2. Espalhe o arroz deixando um espaço de um centímetro nas bordas de cima e de baixo.
3. Coloque o salmão (previamente cortado em fatias estreitas e longas), o cream cheese e a cebolinha na horizontal
4. Enrole cobrindo o recheio deixando a margem de alga mais longe de você descoberta.
5. Levante a esteira e vire mais uma vez para selar o rolo.
6. Molde o sushi em forma quadrada. Corte o rolo no meio, junte e corte em três formando seis pedaços.


E pronto! .... Opa u.u" Certo... O primeiro nunca fica bonito, tá? É uma questão de prática :] hehehe

0 comentários:

Postar um comentário

 

 

Parceiros: